Em foco

 

Por Redação Transpodata

redacao@transpodata.com.br

IAA 2018

A 67º IAA Veículos Comerciais, principal feira mundial de transporte, logística e mobilidade, acontecerá de 20 a 27 de setembro de 2018, em Hannover. O evento irá apresentar lançamentos e novidades da indústria, desde veículos até transporte e logística, de fabricantes a fornecedores, abrangendo soluções para transportadores e frotas de médio e grande porte, com integrações entre processos operacionais e controladoria. Neste ano, o Fórum New Mobility World enriquecerá o evento com palestras e debates sobre como o transporte e a logística podem ser ainda mais eficientes, ecológicos e inteligentes. Os temas em destaque do Fórum vão abordar como a indústria de veículos comerciais impulsiona a mobilidade do amanhã, entre outros assuntos como automação e conectividade, proteção e segurança, proteção ambiental, mobilidade elétrica e novos conceitos de logística e tráfego para as cidades do futuro. Estarão em pauta também o planejamento de transporte e das interfaces com alinhamento de informações entre embarcador e provedor logístico; otimização de rotas e frotas; adoção de tecnologia para gestão de transporte e aumento de produtividade e otimização de malha; redução de custos no setor de transporte e logística. Especialistas, inovadores e visionários debaterão o futuro dos transportes e logística entre os dias 24 e 27.

BLOCKCHAIN

Estamos sendo cativados por tecnologias poderosas, como a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, tudo alimentado pela computação em nuvem. Individualmente, essas tecnologias merecem toda a atenção como facilitadores e disruptores, mas nem começamos a liberar todo o potencial de qualquer uma delas. Ao reuni-las, seu efeito transformador torna-se multiplicativo, exigindo que imaginemos a arte do possível. Nos próximos anos veremos uma logística conectada, aproveitando o poder do blockchain em conjunto com a IoT para melhorar, por exemplo, a cadeia de suprimento de frutos do mar do oceano à mesa. Já é possível, com os sensores IoT, afixados no peixe colhido, avaliar o local de envio, a temperatura de transporte, o movimento, a umidade e muito mais. Dessa forma, qualquer pessoa ao longo da cadeia de suprimentos pode rastrear o peixe. Em seguida, o comprador final pode acessar um registro completo de informações e confiar que são precisas e completas. A implementação do Blockchain já permite saber ao certo quando o pescador pescou o peixe, quando o armazenou, sua temperatura a qualquer momento, quando foi inspecionado e exatamente quando chegou a um restaurante. Nossas mentes precisam se abrir quando visualizamos o impacto dessas três tecnologias juntas. Imagine o futuro que está chegando para conectar todos os modais de transporte à logística 4.0.

ROTEIRIZADOR

A integração logística é fundamental para a melhoria da eficiência operacional. Ao criar rotas inteligentes, fazendo a gestão da operação em campo, um roteirizador de entregas tem papel preponderante na redução do custo do transporte, na medida em que auxilia na consolidação e definição de melhor trajeto para entrega, a partir de muitas variáveis”, explica diretor da Intecom Logística, Marcelo Florio. O roteirizador analisa peso, volume, restrições de trânsito, entre outros fatores para o melhor planejamento da distribuição. Para operações dentro de armazéns e centros de distribuição, os simuladores de produtividade, quando alinhados ao sistema de gerenciamento (WMS), auxilia de forma eficaz na melhoria da produtividade de separação, conferência, rotas de abastecimento e ressuprimento de pickings (separação e preparação de pedidos). A ferramenta possibilita trabalhar com o menor tempo e melhor movimento dos materiais dentro do Centro de Distribuição. Desta forma, ter uma logística adequada e com custos competitivos é fator de sobrevivência e perenidade nos negócios para empresas dos mais diversos portes.

DHL

Muitos ainda duvidam que os caminhões serão eletrificados. Mas, de acordo com o especialista em energia financeira Gerard Reid, a adoção da tecnologia de veículos elétricos no setor de frete ocorrerá mais rápido do que o esperado. Os maiores caminhões do mundo, como o Liebherr T284, já são totalmente elétricos. O mesmo é verdadeiro para os navios que estão cada vez mais usando trens de acionamento diesel-elétrico. A decisão da empresa de logística global Deutsche Post (DHL), compradora de 2500 caminhões Streetscooter WORK XL, construídos pela Ford Transit e que serão entregues até o final deste ano, visa aumentar economia e diminuir impacto ambiental. A DHL quer ter 35.000 deles na estrada até 2023. A vantagem principal de qualquer veículo elétrico, na opinião de Reid, é a eficiência do sistema de transmissão - até três vezes a de um motor diesel médio. Isso significa que os custos de funcionamento de um veículo elétrico são muito inferiores aos do diesel. Os custos iniciais ainda são mais altos para um caminhão elétrico, mas o que a decisão da DHL evidencia é que o custo total de propriedade é realmente menor que o de um diesel, especialmente para viagens de curta distância (abaixo de 200 km por dia). Ele avisa que as baterias tenderão a ser mais baratas e melhores. No Brasil, a DHL Supply Chain, está utilizando vans elétricas da chinesa BYD na distribuição de produtos para empresas do ramo do varejo, consumo, tecnologia e saúde na Grande São Paulo e região de Campinas (SP). O veículo elétrico começou a ser utilizado para fazer entregas no Rio de Janeiro e São Paulo a fim de expandir para outros setores. Para recarga, a DHL instalou pontos especiais em seu campus de Louveira, munícipio entre Campinas e a capital paulista.

BUSLOG

A Buslog, empresa de logística do Grupo JCA, que opera em 220 cidades oferecendo transporte de cargas fracionadas e encomendas, completa um ano com 19% de crescimento. Com 50 mil viagens mensais, 2.700 ônibus em frota, 100 agências para entrega / retirada e capacidade de transporte de até 60 mil toneladas por mês, a Buslog atua nas regiões Sul e Sudeste do País, sendo o único meio de transporte que alcança pequenas localidades. Além da velocidade na entrega, a Buslog conta com outros diferenciais, como facilidade e conveniência. Os itens transportados podem ser entregues nas opções de entrega e retirada diretamente na agência de destino, porta-porta, balcão-porta ou porta-balcão. Outro destaque é o serviço Bus +, que transporta encomendas de até 1 kg na opção balcão-balcão com preço fi xo de R$ 25,00, com envelope e cobertura de seguro inclusos.

IVECO DAILY CELEBRA 40 ANOS

A Daily, da IVECO, está comemorando 40 anos de avanço dos limites de inovação, versatilidade e efi ciência de veículos comerciais leves. Lançado em 1978, o modelo revolucionou o transporte comercial leve com seu chassi derivado de caminhão, que proporciona versatilidade e robustez. Ao longo dos anos, desde o lançamento, a Daily evoluiu constantemente para atender às mudanças das necessidades dos clientes, permanecendo sempre fi el ao seu DNA. O veículo foi pioneiro com suas tecnologias efi cientes e sustentáveis, conforme essas demandas se tornaram cada vez mais essenciais para o setor de transportes. Hoje, a Daily é um veículo na vanguarda do setor, com sucesso construído sobre pontos fortes que formam seu DNA — que começa com sua estrutura de chassi única, que lhe confere robustez e versatilidade, características pelas quais é conhecido. Vale destacar que a Daily oferece a mais ampla linha do setor, variando de 3,3 a 7,2 toneladas de peso de veículo bruto, e de 7,3 m3 a 19,6 m3 de volume de carga.

ZF DESENVOLVE NOVA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

A ZF apresenta mais uma inovação para a área de transmissões, segmento em que é reconhecida como fornecedora premium no Brasil e no mundo. Agora, veículos comerciais leves, médios e semipesados, que trabalham em tráfegos intensos, passarão a ser benefi ciados com uma tecnologia totalmente nova. Trata-se da ZF-PowerLine , transmissão automática de 8 marchas, em fase fi nal de testes na Alemanha e que em breve chegará ao mercado global para trazer maior rentabilidade aos frotistas, além de maior redução no consumo de combustível e menor emissões. O novo produto foi inspirado na transmissão automática para veículos de passeio 8HP, amplamente conhecida no mercado de automóveis global.

 
LEIA TAMBÉM