CARREGAR MAIS

Volvo Trucks apresenta solução de transporte do futuro, com veículos autônomos e elétricos

12/09/2018 16h47 Atualizado em 12/09/2018 16h59
 

Por Redação Transpodata

redacao@transpodata.com.br

A Volvo Trucks está apresentando na Europa um novo tipo de veículo de transporte comercial, conjugando tecnologia autônoma e motorização elétrica. O conceito, que é complementar às soluções atuais com caminhões convencionais, é indicado para empresas que precisam de transporte contínuo entre centros de distribuição fixos. 

A operação é realizada por veículos elétricos autônomos, vinculados a um serviço de dados em nuvem e a uma central de controle de transportes. Os veículos são equipados com sistemas sofisticados de direção autônoma, capazes de localizar a posição da composição com precisão de centímetros, monitorar de forma detalhada o comportamento dos outros veículos da via e, em seguida, responder com alta precisão de direção.

A central de controle de transportes monitora continuamente o andamento da operação, acompanhando a geolocalização do veículo, a energia da bateria, a carga transportada, requisitos de serviço e diversos outros parâmetros. Como em qualquer processo industrial, a velocidade e o andamento são adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a precisão da entrega. Dessa forma, é possível minimizar o desperdício com estoques de mercadorias e aumentar a disponibilidade em todo o fluxo logístico. Os veículos que operam na mesma rota cooperam entre si para criar um fluxo otimizado.

Em um futuro próximo, a solução de transporte da Volvo Trucks será aprimorada em parceria com clientes especialmente selecionados, que operam em aplicações compatíveis com a nova tecnologia.

Assista ao vídeo (conteúdo em inglês) - https://www.youtube.com/watch?v=4hSfC_g5IGA

 

 
LEIA TAMBÉM